Contadores e gerente da Caixa debatem o uso do E-social para empresas

Capa notícia Contadores e gerente da Caixa debatem o uso do E-social para empresas

Com o objetivo de abrir a discussão sobre o uso programa E-social para empresas, integrantes do Núcleo dos Profissionais Contábeis da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) conversaram com o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF), agência de São Lourenço do Oeste, Vinicio Moraes. O encontro foi realizado na manha desta terça-feira (22), na associação.

Moraes explica que o encontro foi provocado pelos próprios nucleados e serviu para alinhas algumas questões que angustiam os profissionais no dia a dia, já que o E-social ainda não esta ativo para todas as empresas – apenas empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões estão obrigadas a utilizar até o momento. “Eles estão preocupados e se preparando para não terem problemas no momento em que o sistema entrar em funcionamento para todos”, disse ele observando que esse tipo de conversa permite um alinhamento das informações e uma capacitação sobre o tema.

Segundo o gerente da CEF de São Lourenço do Oeste, o E-social é um programa que envolve quatro instituições – INSS, Receita Federal, Ministério do Trabalho e CEF – e, por isso, é importante que as empresas tenham um sistema adaptado e que funcione para que os contadores tenham uma ferramenta confiável para o dia a dia. “Como ele ainda não entrou em funcionamento para todas as empresas, há dúvidas. Quando surgiu o convite para a conversa, sugerimos que os profissionais que atuam no dia a dia participassem, pois são eles que vão estar em contato com o sistema”. Ele lembra que é difícil conhecer todos os pormenores do sistema, mas o importante é saber a quem recorrer no momento da dúvida.

Segundo Moraes, há um cronograma de operacionalização do sistema que prevê o uso do E-social em todas as empresas a partir do mês de julho. “Informalmente, ouve-se falar que pode ocorrer alguma prorrogação, mas não é nada oficial”, alerta.

Integrante do Núcleo dos Profissionais Contáveis, Ivete Ferreira Bueno Martini, diz que a conversa foi produtiva, pois clareou algumas dúvidas. “Apesar de o sistema ainda não ser obrigatório para todas as empresas, a gente está se antecipando para evitar eventuais erros no momento em que entrar em funcionamento”, disse ela lembrando que é uma novidade que vai gerar significativos impactos.

Ivete lembra que esse tipo de parceria entre os profissionais do Núcleo permite um amplo aprendizado. “Nessa parceria a gente busca um ajudar o outro, já que é uma questão nova para todos”, observa a nucleada.

Publicada em 23/05/2018

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Desde 2015 reivindicando, Acislo comemora publicação da ordem de serviço para anteprojeto da PR-158

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) enxerga como um passo decisivo para o desenvolvimento regional, a publicação da ordem de serviço para a elaboração do ant ...

Acessar notícia

Acislo reúne vereadores para debater projeto que prevê ampliação do número de cadeiras na Câmara

A diretoria e o Conselho Superior da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) se reuniram, no final da tarde desta segunda-feira (8), no auditório da entidade, com os s ...

Acessar notícia

Josiane Amadori Boito assume presidência da Acislo em solenidade que reuniu lideranças regionais

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) oficializou, na noite da última sexta-feira (28), a posse da nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2025/2027. A ...

Acessar notícia
Whatsapp