FACISC lança Deputadômetro no Encontro Estadual de ACIs em Jaraguá do Sul

Capa notícia FACISC lança Deputadômetro no Encontro Estadual de ACIs em Jaraguá do Sul

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou nesta quinta-feira, 18/11, o Deputadômetro. A nova ferramenta de monitoramento dos deputados estaduais eleitos em 2010 foi apresentada no Encontro Estadual de ACIs e 14º Encontro Estadual do Empreender, realizado em Jaraguá do Sul nos dias 18 e 19 de novembro.


Segundo o presidente Alaor Tissot, a ideia é saber se os deputados criarão projetos de lei para cumprir suas promessas de campanha e se elas são realmente de interesse da comunidade catarinense. “A ferramenta ainda vai acompanhar a assiduidade dos parlamentares nas seções e vai estar disponível para consulta no nosso site”, explica.
A Federação elencou alguns critérios para  avaliar os deputados. São eles: presença nas Comissões de Estudo dos Projetos; leis aprovadas e sancionadas de sua autoria e de autoria conjunta; comunicação e acesso à informação do deputado através de pesquisas feitas e do site de cada um; presença em plenário nas Votações Nominais; fiscalizar o Executivo através da presença em Audiências Públicas do Orçamento, presença em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e de quantidade de Requerimento de Informação feitos ao executivo de sua autoria; fidelidade partidária e ao mandato. Esses critérios avaliarão o compromisso do deputado com seu mandato  e o encaminhamento de pleitos de sua região às autoridades competentes.
Para a vice-presidente de Marketing da Facisc, Christiane Hufenussler, a ideia é que a Federação  dê continuidade ao projeto Voz Única e faça mais do que um diagnóstico, como foi a primeira fase do projeto. “Queremos levar informação ao cidadão, cobrar resultados dos eleitos e contribuir com o fortalecimento do Poder Legislativo”, explica a diretora.
A intenção do Deputadomêtro é dar subsídios para que os cidadãos façam a sua própria análise. A ideia está baseada em ações como o Impostômetro e o Portal Transparência, onde entidades fornecem aos eleitores informações verídicas e cabe a eles tirarem o melhor proveito delas.
A alimentação do site “Deputadômetro” será feita pela Facisc e vai contar com um perfil de cada candidato, além de um descritivo da sua atuação como deputado estadual. O sistema de monitoramento será um processo contínuo de acompanhamento e apreciação do comportamento dos representantes executivos e legislativos a nível estadual em um primeiro momento. “Nossa ideia é ampliar isso para os deputados federais e senadores catarinenses também”, explica Tissot.
O trabalho de monitoramento será objetivo e não envolverá juízos de valor nem admitirá qualquer tipo de viés ideológico ou partidário. Uma equipe da Facisc recolherá as notícias publicadas e atas de sessões da Assembleia Legislativa. Cada representante eleito tem uma página no site www.deputadometro.com.br, e tanto os leitores quanto os eleitos poderão fazer comentários - que serão publicados automaticamente pelo sistema - emitindo livremente suas opiniões.

O evento
A abertura do Encontro Estadual de Associações Empresariais de SC e 14º Encontro Estadual do Empreender reuniu nesta quinta-feira, 18 de setembro, cerca de 400 pessoas na ACIJS de Jaraguá do Sul. O evento que é organizado pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC) em parceria com a ACIJS conta com a presença de presidentes e diretores das associações empresariais, corpo técnico das associações (diretores / secretários executivos, consultores do Empreender, assessores de comunicação, assessores jurídicos, agentes comerciais), e empresários participantes de núcleos setoriais.
O evento tem apoio técnico do Sebrae/SC, apoio da Vivo e patrocínio do Banco do Brasil.
Durante a solenidade, o presidente da FACISC, Alaor Tissot, destacou Jaraguá do Sul como importante pólo da economia catarinense e do empreendedorismo do país. “Nesta região nasceram a Fundação Empreender e o Projeto Empreender” afirmou Tissot. Segundo ele, encontros como este, de baixo custo e bastante relevância para o meio empresarial, só ocorrem devido a parceria com o Sebrae/SC.
Tissot ainda destacou as 40 ações que serão realizadas em 2011 em comemoração aos 40 anos da FACISC. Estas ações, que foram exibidas em um vídeo, estão distribuídas dentro das quatro diretrizes da Facisc: melhoria do ambiente empresarial, fortalecimento do Sistema, responsabilidade social e ambiental e representatividade. Além da apresentação das 40 ações, o presidente da Federação discorreu sobre o histórico da FACISC através da gestão dos ex-presidentes da instituição.
Ainda na abertura Beni Amin P.Fard, vice presidente para assuntos do meio ambiente da ACIJS, citou o papel importante da Facisc no incentivo ao empreendedorismo. O diretor superintendente do Sebrae-SC Carlos Guilherme Zigeli, ressaltou que apesar de Santa Catarina representar apenas 1% do território nacional, apresenta pujança que se reflete em uma economia bastante vitoriosa. “O modelo calcado na pequena empresa precisa ser construído para refletir absoluta referência”. Ele também falou sobre o empreendedorismo de Jaraguá do Sul. “Nós acreditamos nesse modelo de construir riqueza e distribuir renda.

Programação
O evento ainda contou com a palestra “Tendências da Telecomunicação móvel” com gerente da Vivo para a Regional Santa Catarina, Josué Luis Freitas.
No período da tarde aconteceram painéis segmentados para presidentes e executivos, agentes comerciais e assessores de comunicação. Os empresários dos núcleos setoriais e os consultores do Empreender participaram de uma Sessão de Negócios coordenada pelo Sebrae/SC.
A palestra que encerrou o primeiro dia uniu informações sobre excelência e gestão. O tenente coronel André Luiz Ribeiro Campos Allão, comandante do 28º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha supreendeu os participantes ao contar como o Exército Brasileiro e o Grupo conseguiram implantar a busca pela excelência e conquistar o prêmio diamante do Movimento Catarinense para a Excelência. A organização foi premiada no dia 10 de novembro com a premiação máxima em Santa Catarina.
 
PIC
A noite do dia 18 foi de confraternização e premiação. Durante o evento que aconteceu na SCAR – Sociedade Cultural e Artística, cerca de 60 pessoas receberam os prêmios do PIC – Programa de Incentivo à Comercialização das Soluções Empresariais da FACISC. Clique aqui e confira a Lista dos Premiados.Todo o evento foi baseado na temática de cinema. Os premiados receberam o reconhecimento por suas conquistas como se estivessem na cerimônia do Oscar.

Responsabilidade Social
Na manhã da sexta-feira, 19, a temática esteve voltada para a responsabilidade social. A FACISC lançou o programa IR – Iniciativa Responsável. O projeto visa mobilizar recursos por meio da isenção fiscal, concedida pelo governo no Imposto de Renda, que obrigatoriamente será pago. Para estes recursos há a possibilidade de um novo e nobre destino, o FIA – Fundo da Infância e Adolescência. Desta forma, o projeto auxiliará na busca e aplicação dos recursos, que serão destinados exclusivamente em programas e projetos a crianças e adolescentes nos municípios.
O advogado Paulo Mattos apresentou o case do Hospital São José de Jaraguá do Sul. Através de uma parceria entre a Associação Empresarial de Jaraguá, empresários e a iniciativa pública houve uma mudança positiva na saúde da cidade.

Gestão de Entidades
As associações empresariais de Jaraguá do Sul, de Maravilha e de São Bento do Sul participaram do painel conduzido pelo coordenador Estadual do Empreender, Osmar Vicentin e pelo vice-presidente da FACISC, Ernesto Reck. Cada entidade apresentou suas ações e atividades voltadas à gestão.

Movimento Brasil Eficiente
O presidente da ACIJ – Associação Empresarial de Joinville, Carlos Rodolfo Schneider, encerrou a programação com a palestra sobre o Movimento Brasil Eficiente. O Movimento Brasil reúne o setor produtivo nacional, federações empresariais, empresas de segmentos variados e a sociedade civil em torno de uma proposta de reformulação fiscal e tributária que garanta ao país um crescimento econômico sustentável, consistente, constante e acelerado.

Publicada em 22/11/2010

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Empresários participam de roda de negócios sobre oportunidade de crédito

Em sua segunda edição, o Café Informativo da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), realizado na manhã desta sexta-feira (21), tratou sobre oportunidades de créd ...

Acessar notícia

Apoiadora, Acislo marca presença no lançamento do livro "História de São Lourenço do Oeste"

Representando a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) junto com demais membros da diretoria, Fernando Pressoto, presidente da associação, participou, na terça-feir ...

Acessar notícia

Presidente do Badesc cumpre agenda na Acislo e apresenta produtos e serviços da Agência de Fomento

Empossado no início de maio, o presidente do Badesc - Agência de Fomento de Santa Catarina, Ari Rabaiolli, cumpriu agenda em São Lourenço do Oeste na tarde desta terça-feira (18). Uma das agendas ...

Acessar notícia
Whatsapp