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Desenvolver as
potencialidades das lojas, otimizar os espaços e produzir vitrines atraentes
que vendem. Com foco nessas questões, lojistas e suas equipes participaram nos
dias 21, 22 e 23 de novembro do curso “Vitrines que vendem mais” com a instrutora
de cursos de vitrinismo, Eliana Laimer Grazziotin. A formação, organizada pela
Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), foi dividida em aula
teórica, no primeiro dia, e prática com consultoria individual nas lojas nos
demais.
Eliana explica que o
curso trouxe uma parte de informação teórica. “Moda é moda. Moda, quando se
fala de vitrine, muda. Muda muito e rápido”. Segundo ela, o lojista não pode
achar que sabe tudo e que, aquilo que sabe, é para sempre. “Quem lida com moda,
está lidando com algo que muda diariamente, principalmente na questão de
vitrine”.
Para a instrutora,
entender de moda no caso dos lojistas e saber e poder transformar a parte da
vitrine constantemente. “Tem lojas que ficam 20 anos com as prateleiras e
manequins no mesmo lugar. Isso atesta que você está desatualizado”, chama a
atenção alertando que o cliente vai buscar novas fontes, pois todo o dia surgem
novidades.
Curso
Conforme Eliana, na parte
teórica o grupo foi atualizado sobre o que é novidade no mundo da moda e o que
está sendo usado. Na parte prática, as lojistas e suas equipes colocaram a “mão
na massa”. Como o curso foi no período da noite, nos três dias, durante o dia, Eliana
passou nas lojas participantes, deu algumas dicas e compôs algumas vitrines
junto com as equipes. “Nessas visitas a gente passa dicas individuais, pois
cada loja tem uma estrutura física e um porte. É uma oportunidade onde elas
enxergam o que pode ser modificado e transformado”. A ideia é sempre
transformar em algo atual com baixo ou zero custo. “O custo tem que ser quase
zerado, quando ele não é zero. Do lixo, agente pode trazer o verdadeiro luxo”,
incentiva.
Ao longo das práticas as
participantes foram desafiadas a recriar algumas composições de vitrines e
também a compor sem comprar nada, aproveitando o material disponível nas lojas.
“A ideia era mostrar que entre a teoria e a prática existe só um pequeno gesto:
a vontade”, resume.
Competitividade
Além de tornar o ambiente
atraente, Eliana diz que uma composição moderna pode trazer competitividade a
uma loja. “Quanto mais você é bem visto e posicionado, maior é a chance de você
ficar na memória afetiva e emocional de quem vai comprar. Todos os dias é
preciso buscar inovação”, disse ela frisando que hoje as pessoas então
acomodadas e, por isso, reclamam de crise ou baixo movimento. “Eu só vejo crise
em quem não se atualiza”, observa a instrutora.
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