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O presidente e o vice da
Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Marcio Nierotka e
Deni Luciano Boito, respectivamente, entregaram, na noite desta quinta-feira
(8), ao chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva, um ofício onde a
classe empresarial lourenciana manifesta preocupação em relação ao aumento do
número de veículos leves e pesados na rodovia PR-158, trecho entre Vitorino e
São Lourenço do Oeste. O documento sugere a implantação de terceiras faixas no
trecho.
A entidade justifica a
preocupação alegando que recentemente o setor industrial de São Lourenço do
Oeste investiu mais de R$ 300 milhões, fato que, junto com a revitalização da
SC-157 e a expansão do setor industrial no município de Vitorino, gerou um
fluxo maior de veículos e consequentemente filas e lentidão no trecho.
A intenção é que o
governo paranaense, junto com os setores responsáveis, dedique atenção e
empenho num estudo de viabilidade para tal investimento. A associação aproveitou
também para reforçar a necessidade de uma parceria na construção do contorno
viário Leste, caso a obra seja confirmada pelo governo catarinense – pelo
traçado do atual estudo cerca de 600 metros ficaria dentro do território
paranaense. No passado, quando o estudo foi feito, o governo do Paraná sinalizou
o apoio.
Agradecendo o convite da Associação
Empresarial de Pato Branco (Acepb), Nierotka disse que a participação foi
importante, já que a Acislo teve a oportunidade de conhecer quais são as ações
do governo paranaense e somar força em alguns pleitos específicos. “Embora
sejam estados diferentes, alguns pontos são estratégicos e nos interessam”,
falou ele citando, por exemplo, os investimentos e ações anunciadas na
recuperação de rodovias como a PR-280 e também no aeroporto de Pato Branco.
“São investimentos estruturantes que beneficiam o Sudoeste do Paraná, mas
também todo o Noroeste de Santa Catarina”, prevê o presidente frisando que o
evento reuniu governador do Estado paranaense, secretários e deputados.
Nierotka acredita que a
construção de uma malha aérea e a recuperação de algumas rodovias é vetor de
crescimento. “Estamos na divisa e, por consequência, dependemos da
infraestrutura dos dois Estado. Precisamos ficar vigilantes e somar forças para
atrair os investimentos necessários”, conclui.
PR-280
e aeroporto
Segundo o chefe da Casa
Civil, a recuperação da PR-280 é um compromisso do governo. A promessa é de que
até o fim do governo uma nova PR-280 seja entregue, com a ampliação da
capacidade de trafegabilidade e terceiras faixas. No caso do aeroporto de Pato
Branco, o governo se comprometeu em auxiliar o município na terceira fase de
ampliação que, ao seu término, dará condições de receber voos de todo o país.
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