Acislo, IFSC e Unochapecó lançam Movimento da Inovação em São Lourenço

Capa notícia Acislo, IFSC e Unochapecó lançam Movimento da Inovação em São Lourenço

Num esforço associativo, Associação Empresarial e Cultura de São Lourenço do Oeste (Acislo), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Unochapecó, ambos polos lourencianos, lançaram, na manhã desta segunda-feira (04), o Movimento de Inovação. Trata-se de uma iniciativa que, por meio de uma agenda de atividades, ações e eventos, busca criar a cultura de inovação. A proposta é envolver jovens em idade acadêmica, professores e empresários.

Gilberto Wohlfarth Junior, gerente Executivo na Acislo, explica que o objetivo do movimento é criar um ambiente de inovação para desmistificar questões que envolvem o tema. Para isso, ele justifica a definição de uma agenda com discussões, workshop, palestras e visitas técnicas, por exemplo.

Segundo o diretor geral do IFSC, polo lourenciano, Daniel Fernando Carossi, o objetivo é provocar e motivar as pessoas para que tirem do papel ideias e inovações. “A gente sabe que a inovação não é apenas a tecnologia. Ela envolve vários processos e áreas”. Ele explica que a aproximação das entidades tem a finalidade de viabilizar o network. Segundo ele, cada instituições coloca a disposição o seu potencial e a sua força de trabalho.

Um diferencial para essa caminhada foi a aprovação de um projeto, via Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que garante R$ 100 mil para o fomento e suporte das atividades. Apesar disso tudo, Carossi deixa claro que o sucesso da iniciativa depende, principalmente, da participação das pessoas e da mudança de cultura. “Num primeiro momento vamos clarear o conceito de inovação e a importância do empreender”. Para isso o grupo aposta na troca de experiências e o compartilhamento de cases de sucesso.  

Haroldo Farinon, diretor da Unochapecó, unidade de São Lourenço do Oeste, vê no movimento a possibilidade de desenvolvimento econômico da região. Citando, por exemplo, que a cadeia da agroindústria e, consequentemente, suas respectivas soluções, surgiram no Oeste, o diretor confirma a ideia de que a iniciativa vem para agregar. “Ele vem para desenvolver novos e mais eficientes métodos que possam ser aplicados dentro das cadeias produtivas existentes aqui”. Segundo ele, será um trabalho a quatro mãos, onde envolverá acadêmicos, empreendedores e empresários.

Sobre os recursos já garantidos junto a Fapesc, Farinon explica que a capacitação teve fundamental participação do Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, o qual é gerido pela Unochapecó. “É uma estrutura que dá todo o suporte necessário, desde a captação de recursos até a incubação e o desenvolvimento das ideias”, disse emendando que, via universidade, a estrutura fica a disposição. “O nosso papel agora fomentar esse movimento e captar boas ideias para que elas saiam do papel”, resume.   

Programação

14/04 - Momento de inovação – Despertando o interesse da comunidade – Convidado Cleiton Paris

Maio – Visita Parque Tecnológico em Chapecó

Junho – Workshop de Inovação – Integração e busca de soluções

Julho – Desafio da Inovação (atividade supervisionada/game de inovalçao)

Agosto – Visita a uma empresa inovadora

Innovation Day (Dia de inovação, experiência e imersão) – palestra de encerramento e confraternização.

Série “bate papo da inovação”

Publicada em 05/04/2022

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião aproxima setor automotivo de São Lourenço do Oeste ao Núcleo Estadual de Automecânicas

Empresários do setor automotivo de São Lourenço do Oeste participaram, na segunda-feira (14), de uma reunião com o presidente do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), Genuino Simioni. O encont ...

Acessar notícia

Reunião informativa discute como se proteger de golpes utilizando dados pessoais e tecnologia

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos crescentes de golpes virtuais e presenciais, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) promoveu, na noite ...

Acessar notícia

Acislo reforça importância da conclusão da BR-158, trecho entre Maravilha e Vitorino

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), em conjunto com Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), volta a destacar a importância da conclusã ...

Acessar notícia
Whatsapp