Em encontro com representantes do Estado, Acislo trata sobre ferrovias no Oeste

Capa notícia Em encontro com representantes do Estado, Acislo trata sobre ferrovias no Oeste

Com a participação de representantes do Núcleo de Gestão da Casa Civil do governo do Estado e da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado (SIE), a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou, na terça-feira (19), uma reunião com o objetivo de tratar e discutir questões sobre ferrovias. Na oportunidade empresários e representantes da associação puderam fazer questionamentos e conhecer quais são os planos do governo de Santa Catarina em relação a estudos de viabilidade, elaboração de projetos e investimentos em trechos de ferrovias. De forma clara, técnicos da SIE deram detalhes sobre os planos e ações do Estado para esse modal de transporte.

Fernando Pressoto, presidente da Acislo, lembra que infraestrutura é uma das bandeiras da associação e, por isso, há o interesse na discussão e construção de soluções para essa área. Segundo ele, a implementação de traçados de ferrovias na região vai facilitar o transporte de cargas e, consequentemente, melhorar competividade das empresas. “O novo marco ferroviário veio para isso, para que os projetos saiam do papel”, lembra.

Segundo o presidente da associação, a conversa com representantes do Estado foi importante e serviu para que a entidade entendesse de que forma o governo está trabalhando e se há maneiras de contribuir. “Nos mostraram que há a intenção de desenvolver a malha ferroviária e trazer ramais para o Oeste, permitindo ligação com o litoral do Estado e o restante do país”. Ciente que isso leva tempo, Pressoto enxerga nesse tipo de investimento a oportunidade de desenvolvimento.

Investimento

Além de propor e participar de discussões em torno do assunto, a Acislo também aporta recursos e acredita no modal para a região. Prova disso é que, através da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), investiu em cotas do projeto de estudo de viabilidade da Ferroeste, ramal entre Cascavel a Chapecó. “Essas informações e a discussão é importante, pois permite a tomada de decisão ou encaminhamentos mais assertivos”, avalia.  

Vice-presidente da regional Noroeste da Facisc, Deni Luciano Boito, adianta que o estudo de viabilidade para o ramal Cascavel a Chapecó deve ser finalizado no início de maio. “Foram federações e associações empresariais que bancaram esse estudo de viabilidade. Sendo viável, aí sim será incluído na licitação para que o investimento seja feito via Ferroeste”. Segundo ele, agora o trabalho é verificar qual o nível de interação é diálogo entre as duas partes – Estado de Santa Catarina e Ferroeste. Assim como o presidente da Acislo, Deni é defensor e acredita que a implementação de ramais ferroviários na região vai acelerar o desenvolvimento e melhorar a competividade das empresas.

 

Publicada em 21/04/2022

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Empresários de SLO participam de capacitação do Geração Empreendedora em Concórdia

Na última terça-feira (2), os empresários lourencianos Juliane Moretto e Gabriela Suzin, representantes do Núcleo da Mulher Empresária, e Suelen Dall'Agnol e Marcelo Coan, integrantes do Núcleo ...

Acessar notícia

Workshop sobre Inteligência Artificial reúne empresários e gestores em São Lourenço do Oeste

Com o objetivo de desmistificar o uso da inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo, a especialista Nicole Borges Alves conduziu o workshop “IA na Prática: descomplicando a inteligência ...

Acessar notícia

Conexão Empresarial estreia com fala inspiradora do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello

A primeira edição do Conexão Empresarial da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) reuniu empresários e lideranças regionais na noite desta segunda-feira (30), no ...

Acessar notícia
Whatsapp