Diretor da Acislo participa de plenária da Facisc e destaca o lançamento do Mapa do Agronegócio Cata

Notícia não possui imagem

Na última terça-feira (25), o diretor do Empreender da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), Luan Szady, participou da plenária regional promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizada em Chapecó. O encontro reuniu empresários, gestores públicos e representantes de entidades da região e teve como destaque o lançamento do Mapa do Agronegócio Catarinense, um estudo inédito que traça um panorama completo da força e diversidade do setor agropecuário em Santa Catarina.

De acordo com a Facisc, o agronegócio catarinense responde por 70% das exportações do estado e emprega mais de um milhão de pessoas, números que reforçam o papel estratégico do setor para a economia estadual. O estudo, construído com base em fontes oficiais e compilado em um único documento, apresenta dados sobre produção, investimentos e tendências de mercado em cada região catarinense, e tem o objetivo de subsidiar decisões estratégicas tanto na iniciativa privada quanto no setor público.

Para Szady, a plenária foi um momento de grande relevância. “Foi um momento muito produtivo, reunindo empresários, gestores públicos e representantes do setor para a apresentação do Mapa do Agronegócio Catarinense, um panorama do agronegócio, os desafios e oportunidades para os próximos anos e as perspectivas de crescimento elaborado pela Facisc”, observa.

O diretor do Empreender da Acislo também ressalta o caráter inovador do estudo apresentado. “Foi apresentado um estudo detalhado, uma compilação inédita por consolidar tudo em um único documento. São informações oficiais sobre o cenário atual do agronegócio em cada região do estado. Esse tipo de informação é fundamental para que empresários e gestores possam tomar decisões estratégicas mais assertivas”. 

Segundo ele, a plenária também cumpriu um papel essencial ao promover um espaço de atualização e troca de experiências. “Os dados apresentados reforçam a importância do setor do agronegócio para a economia catarinense, onde, conforme o estudo, é responsável por 70% das exportações do estado e movimenta a cadeia produtiva de diversos produtos na nossa cidade e região”. 

Szady ainda destaca a importância de se discutir essas temáticas dentro do ambiente associativista. Segundo ele, a Facisc, através de iniciativa do presidente Elson Otto, traz dados confiáveis e organizados para a discussão, reforçando a representatividade dos empresários e possibilitando um alinhamento maior entre as demandas do setor produtivo e as políticas públicas. 

Publicada em 28/03/2025

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia

Urbanismo Inovador em pauta: palestra reúne profissionais do setor imobiliário em SLO

Profissionais do setor imobiliário e da construção civil participaram, na noite desta quarta-feira (27), da palestra “Na prática: Urbanismo Inovador”, promovida pelo Núcleo de Imobiliárias e ...

Acessar notícia
Whatsapp