Núcleo de Profissionais Contábeis da Acislo propõe discussão sobre eSocial

Capa notícia Núcleo de Profissionais Contábeis da Acislo propõe discussão sobre eSocial

Com a participação de cerca de 120 pessoas, na noite da última quinta-feira (8), a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), propôs a discussão sobre o eSocial, ou seja, o projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Segundo o diretor da CR Sistemas Evaldo José Burcoski, que ministrou a palestra, o objetivo da discussão foi despertar a percepção de que o eSocial é algo que vai alterar o procedimento das empresas. “As empresas precisam ter a percepção do que precisa ser feito, pois o volume de informação é muito grande e o tempo é curto”, adiantou ele.

Conforme Burcoski, ainda há poucas empresas que têm a percepção real das exigências do eSocial. Ele alerta que não é nada assustador, contudo, é volumoso e vai exigir uma reflexão das empresas sobre o que responder.

Burcoski explicou que hoje as áreas, como é caso do departamento pessoal, têm diversas obrigações mensais e anuais perante o governo. Contudo, com o eSocial todas as informações serão substituídas por uma única informação diária. “Essas informações que hoje existem são enviadas a órgãos diferentes do mesmo governo. Elas não falam entre si. A partir do eSocial a informação será única e compartilhada por todos os entes do governo”, explicou ele.

Embora existam algumas dúvidas em relação a data que o projeto entrará em funcionamento, Burcoski disse que o eSocial passará a integrar as atividades das empresas ainda nesse ano.

A previsão é que o eSocial entre em funcionamento em outubro. Acontecendo isso, oficialmente as empresas terão três meses para se prepararem para o saneamento de dados.

De forma resumida, o palestrante disse que o projeto é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) eletrônica e a única forma de as empresas se comunicarem com o governo federal.  

O projeto eSocial é uma ação conjunta de órgãos e entidades do governo federal como Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Segundo a coordenadora do Núcleo dos Profissionais da Contabilidade da Acislo Débora Machado Tres, a discussão foi proposta, pois é preciso sensibilizar os empresários de que o novo arquivo não será apenas uma responsabilidade dos contadores. “Todo mundo vai ter que trabalhar junto para que a coisa funcione. Não tem mais como dar aquele jeitinho brasileiro”, adiantou ela. 

Publicada em 12/05/2014

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião técnica avança tratativas para implantação de rede de gás natural em São Lourenço do Oeste

Empresários, representantes da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) e autoridades municipais participaram de uma reunião técnica sediada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lou ...

Acessar notícia

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia
Whatsapp