Conferência do eSocial reúne cerca de 120 pessoas em São Lourenço do Oeste

Capa notícia Conferência do eSocial reúne cerca de 120 pessoas em São Lourenço do Oeste

Realizada na segunda-feira (10), a conferência do eSocial reuniu aproximadamente 120 pessoas no auditório da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). O objetivo do encontro foi discutir o novo projeto do governo federal que busca unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. 

De acordo com a consultora de Núcleos da Acislo, Jocinei Garcias, o evento chegou até São Lourenço do Oeste através do Núcleo dos Profissionais Contábeis da associação. Ela explicou que o evento está rodando o Estado nas principais cidades. São Lourenço do Oeste entrou no roteiro, pois o setor contábil do município está organizado. 

Jocinei falou que foi um evento bastante produtivo, já que houve a participação de empresários, representantes de escritórios de contabilidade e de setores de Recursos Humanos (RH), além de contabilidade das empresas. “Foi um público bastante diversificado, mas com pessoas ligadas na área envolvida com o eSocial”. Segundo ela, foi registrada participação de pessoas de Chapecó, Jupiá, Campo Erê, Galvão, Vitorino (PR), Pato Branco (PR). 

Durante aproximadamente três horas, o público pôde tirar dúvidas com o auditor fiscal do trabalho e gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Chapecó, Walter Paulo Fuck, com auditor fiscal do trabalho de Florianópolis, Rogério Rangel e com o assistente sênior da Caixa Econômica Federal de Florianópolis, Maurício Hatisuka. 

Conforme a consultora de núcleos da Acislo, o público percebeu que não se trata de “um bicho de sete cabeças”. Mesmo que no começo da implantação do eSocial possa existir algumas dificuldades, ela adianta que na sequência a ferramenta facilitará o processo para todos. 

 

Trabalho

A previsão é a de que a nova ferramenta entre em vigor a partir de 2015 como teste. A intenção é unificar as informações e, depois da implantação, todas as informações serão repassadas de uma única vez e em tempo real para todos os órgãos.

Durante a conversa, os palestrantes repassaram, por exemplo, orientações de como serão prestadas as informações ao eSocial, como funcionará a legislação, qual é cronograma e a infraestrutura tecnológica, quando será implantada a nova ferramenta, quais as formas de prestação das informações e qual é a funcionalidade do sistema.

 

Doação de alimentos

Ainda que a participação na conferência fosse gratuita, o Núcleo dos Profissionais Contábeis pediu para que cada participante doasse um quilo de alimento não perecível. A intenção agora é distribuir os alimentos para a ONG Entre Amigos e Crianças e para a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do município.  

 

 

Publicada em 13/11/2014

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião técnica avança tratativas para implantação de rede de gás natural em São Lourenço do Oeste

Empresários, representantes da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) e autoridades municipais participaram de uma reunião técnica sediada pela Associação Empresarial e Cultural de São Lou ...

Acessar notícia

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia
Whatsapp