Empresários preocupados com a venda de bebidas alcoólicas

Capa notícia Empresários preocupados com a venda de bebidas alcoólicas

Empresários que comercializam bebidas alcoólicas estão ainda mais preocupados depois que o governo federal sancionou a lei que torna crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou a adolescente. A iniciativa altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e revoga o inciso I do artigo 63 da Lei das Contravenções Penais.

Com a decisão, quem for pego cometendo os atos pode ter uma pena de dois a quatro anos de prisão e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Além disso, haverá interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa aplicada. Anteriormente, a venda de bebida a menores era considerada contravenção penal, com punições mais brandas.

Na manhã desta segunda-feira (13), o promotor da comarca de São Lourenço do Oeste, Eraldo Antunes, tirou algumas dúvidas dos empresários da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). A recomendação é a de sempre pedir uma identificação com foto da pessoa que está comprando a bebida. Ele também sugeriu que os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas instalem câmaras de vigilância, a fim de ajudar numa possível investigação, mas também para a segurança do estabelecimento.

Os empresários relatam que uma das grandes preocupações está na compra da bebida por um adulto, que depois repassa ao menor. O promotor citou que quando isso acontece dentro do estabelecimento, por exemplo, o dono do local tem o poder de ir até a mesa e tirar o copo do menor, pegando até os dados do adulto para evitar dores de cabeça. “Dentro do estabelecimento a responsabilidade é do dono, não interessa se um adulto quer dar bebida ao menor e se responsabilizar por ele”, explica.

Cautela

Antunes diz que “a bebida serve como um trampolim para drogas mais pesadas” e que os pais devem estar atentos às mudanças dos filhos. Ele também sugeriu que os estabelecimentos deixem à mostra a lei que impede à venda de bebida alcoólica a criança ou a adolescente.

Publicada em 13/04/2015

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Representantes da Acislo acompanham voo inaugural da Azul entre Campinas e Pato Branco

Na tarde desta segunda-feira (16) a vice-presidente da Acislo, Josiane Boito, e o gerente executivo da entidade, Gilberto Wohlfarth Jr, estiveram no Aeroporto Municipal de Pato Branco para acompanhar ...

Acessar notícia

Acislo recebe diretora do Departamento de Transporte Aéreo do aeroporto de Pato Branco

Na segunda-feira (2), na sede da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), diretoria e conselho superior da entidade, assim como lideranças e empresários, participaram ...

Acessar notícia

Acislo promove encontro entre coligações eleitorais e define agenda de ações

Na manhã desta quinta-feira (15), a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou uma reunião com as três coligações que disputarão as eleições municipais na ...

Acessar notícia
Whatsapp