Delegado regional fala sobre segurança e UPA à Acislo

Capa notícia Delegado regional fala sobre segurança e UPA à Acislo

Atendendo um pedido da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), o delegado regional de São Lourenço do Oeste, Carlos Augusto de Andrade Morbini, participou de uma reunião na noite desta segunda-feira (27) para fazer esclarecimentos sobre a segurança pública e também a Unidade Prisional Avançada (UPA), que já poderia estar com a obra em andamento na cidade.

O presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, explicou que o convite foi devido às circunstâncias atuais, onde a população vive com a insegurança e o alto número de ocorrências. Também estavam presentes na reunião o delegado da comarca de São Lourenço do Oeste, Marcelo Marins, o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Comseg), Antônio Silveira, o vereador Alex Tardetti e o representante da comunidade de São Paulinho – prevista para a construção da UPA -, Nelson Pilon.

Morbini começou enfatizando que a Polícia Civil atua depois que ocorre o crime e “que ninguém está livre de ser a próxima vítima”. Explicou sobre o trabalho realizado e destacou as ações em conjunto com a Polícia Militar. Assim, deu início à apresentação dos prédios que funcionam hoje como presídios na região, focando no de Xanxerê, que atende a demanda de São Lourenço do Oeste, além de outros municípios. “Porque não se constrói presídios? Porque não dá voto.”, diz o delegado.

Enfatizando que as pessoas precisam desmistificar o conceito de presídio, falou que Santa Catarina é exemplo de segurança para outros Estados, que as UPAs são necessárias. “Temos observado que em São Lourenço do Oeste a palavra de ordem é liberdade, que as pessoas ficam presas muito pouco tempo”, falou ele de forma particular.

 

UPA de SLO

Morbini fez uma apresentação das UPAs que funcionam em todo o Estado, falando que há um padrão nos prédios construídos. Sobre a de São Lourenço do Oeste, ele destacou que a obra poderia ter iniciado em 2014 caso não tivesse sido feito o abaixo-assinado por parte de uma comunidade, que não quer o presídio. “O documento barrou a obra”, diz.

O vereador Tardetti participou neste ano de uma reunião em Florianópolis, juntamente com outras lideranças, onde falaram sobre o caso da UPA lourenciana. Ele foi enfático ao dizer que a obra foi barrada por conta do documento confeccionado pelos moradores da comunidade, mas que a secretária de Estado de Cidadania e Justiça, Ada de Luca, confirmou que o dinheiro está disponível, R$ 5 milhões. “Se queremos ser um polo, temos que ter o ônus e o bônus”, fala o vereador, explicando que as pessoas não podem querer que a cidade tenha somente coisas boas.

 

Mudou de opinião

O empresário Volnei Strada, que tem sua empresa instalada na comunidade de São Paulinho, é uma das pessoas que hoje está a favor da construção da UPA. Ele disse que na época em que o abaixo-assinado foi feito também era contra ao presídio, mas explicou que a forma com que foi conduzida a reunião é que causou tudo isso. Ele também pede mobilização por parte das lideranças para que a situação seja revertida e que a cidade possa ter então a UPA.

Publicada em 28/07/2015

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Representantes da Acislo acompanham voo inaugural da Azul entre Campinas e Pato Branco

Na tarde desta segunda-feira (16) a vice-presidente da Acislo, Josiane Boito, e o gerente executivo da entidade, Gilberto Wohlfarth Jr, estiveram no Aeroporto Municipal de Pato Branco para acompanhar ...

Acessar notícia

Acislo recebe diretora do Departamento de Transporte Aéreo do aeroporto de Pato Branco

Na segunda-feira (2), na sede da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), diretoria e conselho superior da entidade, assim como lideranças e empresários, participaram ...

Acessar notícia

Acislo promove encontro entre coligações eleitorais e define agenda de ações

Na manhã desta quinta-feira (15), a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou uma reunião com as três coligações que disputarão as eleições municipais na ...

Acessar notícia
Whatsapp