Acislo acompanha apresentação de estudo sobre 2,5 mil quilômetros de rodovias estaduais

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Na terça-feira (20), em Chapecó, o presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Aldo Luiz Pan, e o secretário executivo da entidade, Gilberto Wohlfarth Junior, acompanharam uma apresentação onde a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) compartilhou um estudo que trata da conservação e manutenção de 2.478 quilômetros de rodovias estaduais catarinenses no Oeste, Extremo-Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Planalto Norte, Norte, Vale do Itajaí e Sul.

A apresentação ocorreu durante a reunião da Câmara de Transporte e Logística. Na oportunidade, foi lançado o “Grupo Técnico Rodovias Oeste SC do Futuro”. De acordo com os dados, no Oeste e Extremo-Oeste, foram analisados 696 quilômetros que contemplam as estradas: SC-283 (Concórdia/ Chapecó/ Iporã do Oeste), SC-163 (São Miguel do Oeste/ Itapiranga), SC-155 (Seara/ Xavantina/ Xanxerê), SC-160 (Pinhalzinho/ Saudades/ São Carlos), SC-305 (Guaraciaba/ Anchieta/ São Lourenço do Oeste), SC-161(Palma Sola/ Anchieta), SC-157 (São Lourenço do Oeste/ Quilombo/ Cordilheira Alta) e SC- 480 (São Lourenço/ Galvão/ São Domingos/ Xanxerê).

Conforme o levantamento, o montante total médio dos recursos alocados para as regiões analisadas − R$ 4.603,42 por quilômetro – não permite a realização de obras de preservação, reforços de base, fresagens da capa asfáltica, microrrevestimentos, recuperações de obras de artes especiais (como pontes e viadutos, por exemplo) e sinalizações.

Segundo estudos do Instituto de Pesquisas Rodoviárias e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o mau estado de conservação da rede viária resulta no acréscimo do consumo de combustíveis em até 58%, no aumento no custo operacional dos veículos em até 40%, na elevação do índice de acidentes em até 50% e no acréscimo no tempo de viagem em até 100%, além de efeitos adversos na economia e no desenvolvimento das regiões.

Segundo Wohlfarth Junior, ficou claro no evento que a Fiesc defende a criação de dois grandes corredores – BR-282 e BR-470 – e eixos de ligação, que seriam rodovias paralelas. A ideia é que o governo federal concentre os esforços e investimentos nessas duas BRs. Ele explica que a Federação também defende a concessão de algumas SCs a iniciativa privada local. Entre elas estaria a SC-305 e SC-157.

Como quem participou da reunião teve a oportunidade de indicar nomes para compor o grupo técnico, duas frentes serão formadas e devem discutir questões relacionadas a segurança e melhorias das rodovias.

Wohlfarth Junior explica que Acislo acompanha essa discussão, pois a entidade entende que é um assunto importante, pois o escoamento da produção de São Lourenço do Oeste e região passa por essas rodovias. Ele lembra que 65% de toda a importação e exportação de Santa Catarina passam pelas BRs-282 e 470. Ele frisa ainda que 85% da arrecadação do ICMS da região passam por essas rodovias. 

Publicada em 22/03/2017

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