Empresários lourencianos participam de debate sobre direito de empreender e meio ambiente

Capa notícia Empresários lourencianos participam de debate sobre direito de empreender e meio ambiente

Numa parceira entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e as empresas Arbor Engenharia e Sustentare Soluções Ambientais, empresários participaram, nesta terça-feira (23), da palestra "Direito de Empreender e Meio Ambiente: Os Principais Entraves no Processo de Licenciamento Ambiental". O conteúdo foi ministrado pelo consultor de responsabilidade ambiental da Facisc e advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, Guilherme Dallacosta. A atividade faz parte do 1º Ciclo de Debates sobre Licenciamento Ambiental promovido pela Facisc.

Durante a conversa, Dallacosta frisou que o licenciamento ambiental é algo necessário para o planejamento das empresas e que é algo essencial no dia a dia, pois previne riscos e passivos financeiros, já que o descumprimento da legislação pode acarretar em multas. Fora isso, ele cita possíveis problemas no momento de tomar algum tipo de crédito financeiro junto a instituições financeiras. “Nós precisamos discutir o licenciamento ambiental a todo o momento”, disse ele lembrando que em Santa Catarina há 270 atividades econômicas que se enquadradas como atividades passivas de fazer o licenciamento.

Para a engenheira ambiental e sócia da Sustentare Soluções Ambientaisa, Mariana Pastre Pereira, o tema abordado é pertinente a situação de vários empreendimentos que têm dificuldades em enquadrar sua atividade perante as normas municipais, estaduais e ambientais. Segundo ela, como a preocupação ambiental vem crescendo, é de suma importância o conhecimento sobre o assunto.

Discussão

De acordo com Dallacosta, o assunto tem sido pautado pela federação, pois a entidade tem um programa chamado Sustentabilidade Ambiental que desenvolver algumas atividades. “Entre elas há uma que trata sobre educação ambiental não formal”. Segundo ele, a ideia é levar informações relacionadas ao meio ambiente até ao empresário. Com esse trabalho, conforme o especialista, a Facisc busca preparar as empresas para a competitividade.

Conforme o consultor de responsabilidade ambiental da Facisc, o ciclo de debates conta com o apoio financeiro da União Europeia, por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Cainco), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. 

Publicada em 24/05/2017

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Demanda atendida: DER/PR licita anteprojeto de restauração e ampliação de terceiras faixas na PRC-15

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), anunciou a abertura do processo licitatório para a elaboração de anteprojet ...

Acessar notícia

Acislo realiza última reunião de diretoria de 2024 com balanço de ações e confraternização

A última reunião da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) aconteceu nesta sexta-feira (13), no Bela Vista Clube de Campo, em clima de confraternizaçã ...

Acessar notícia

Acislo recebe sinalização da prefeitura de São Lourenço do Oeste para liderar 8ª edição da Efaislo

Após ter sido oficiada, a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Oeste sinalizou, por meio de ofício encaminhado em novembro, a intenção de que a Associação Empresarial e Cultural de São Lou ...

Acessar notícia
Whatsapp