Profissionais contábeis da Acislo discutem impactos da Reforma Tributária em evento exclusivo do Núc

Notícia não possui imagem

Num encontro reservado, na noite desta quinta-feira (27), os integrantes do Núcleo de Profissionais Contábeis da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) discutiram a Reforma Tributária. A palestra foi conduzida pelo advogado tributarista Renato Hartwig Grahl Filho, escolhido pela afinidade com o setor, pela atuação regional e pela experiência em interpretar e aplicar a legislação tributária.

O evento, realizado no auditório da Acislo, segundo o coordenador do núcleo, Valmir Coproski, teve como objetivo oferecer aos profissionais contábeis uma visão mais ampla sobre as mudanças previstas na Lei Complementar 214, legislação que regulamenta pontos centrais da Reforma Tributária e que começará a impactar empresas já a partir de 2026. “Esse encontro veio ao encontro da necessidade do núcleo de se aprofundar no assunto. A reforma ainda tem muitos pontos pouco claros, e trazer alguém que vive diretamente essa área jurídica nos ajuda a interpretar melhor a lei e antecipar cenários”, explica Coproski.

Durante a explanação, o palestrante detalhou o cronograma de implantação das novas regras, que inicia em 2026 com o faseamento para empresas do lucro real, lucro presumido e do Simples Nacional, e avança para uma virada completa do sistema já em 2027. Coproski frisa que a abordagem jurídica trouxe ao grupo uma leitura minuciosa dos dispositivos legais e das consequências diretas e indiretas sobre rotinas empresariais e contábeis. “Nós, contadores, lidamos com a parte prática. Já a análise jurídica nos ajuda a compreender o que a lei permite interpretar neste momento, e isso faz diferença para orientar nossos clientes com segurança”, observa o coordenador.

Coproski reforça que muitos pontos ainda dependem de instruções normativas para serem regulamentados, o que aumenta a necessidade de debates técnicos como o realizado. “O papel do contador é ser o mensageiro da informação e conduzir a adaptação das empresas ao novo sistema. E isso exige preparo”, diz.

Além do eixo principal da Reforma Tributária, o encontro também abordou a nova legislação do Imposto de Renda Pessoa Física, publicada no Diário Oficial nesta semana e válida a partir de 2026. Entre os pontos destacados está a isenção para rendimentos mensais de até R$ 5 mil, além de novos parâmetros que devem incidir sobre contribuintes de maior renda, classificados pelo governo como “super ricos”. “Essas mudanças mexem diretamente na vida do contribuinte e também na rotina dos escritórios. É nosso papel entender, esclarecer e preparar as empresas e pessoas físicas para essas alterações”, complementa Coproski.

O coordenador do núcleo finaliza lembrando que o objetivo do grupo é promover qualificação contínua, trocar conhecimento e alinhamento técnico entre os profissionais da área. “Estamos vivendo um período de transformações profundas. Estar preparado é essencial e encontros como este fortalecem o núcleo e elevam a qualidade do serviço prestado pelos nossos escritórios”, conclui.

Publicada em 28/11/2025

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão de Sandra Lagni Haefliger se despede com balanço e agenda de transição na Acislo

A diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), capitaneada por Sandra Lagni Haefliger, realizou, na noite desta segunda-feira (24), a última reunião ordinár ...

Acessar notícia

NOTA PÚBLICA — ACISLO

São Lourenço do Oeste, 25 de novembro de 2025.A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) vem, por meio desta nota, manifestar-se publicamente ao Legislativo Municipal, ...

Acessar notícia

Acislo promove noite de conexões e reflexões sobre liderança no Conexão Empresarial

A noite desta quinta-feira (13) levou empresários de diferentes setores ao auditório da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) para a segunda edição do Conexão Em ...

Acessar notícia
Whatsapp