Implantação de Corredor Sanitário é Prioridade para Acislo

Capa notícia Implantação de Corredor Sanitário é Prioridade para Acislo

Em reunião ordinária da diretoria da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste - Acislo, realizada na segunda-feira (19), foi discutida a viabilização de implantação de um Corredor Sanitário no município. A ação implicaria em maior agilidade e aprimoramento nos serviços de inspeção sanitária.

A convite da Associação, participou da reunião o secretário do Desenvolvimento Regional de São Lourenço, Milton Kasper, trazendo maiores informações no que se refere à ação. Kasper defende irrestritamente a implantação do Corredor, destacando ser algo de suma importância não apenas para São Lourenço, como para toda região noroeste catarinense, inclusive para o estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário, dentre os inúmeros benefícios oriundos da implantação do Corredor, há que se destacar o desafogamento que existe atualmente na barreira sanitária localizada na divisa com o estado do Paraná. “A demanda de caminhões, advindos especialmente dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, além do vizinho Paraná é grande e freqüentemente há necessidade de deslocar essas cargas à Abelardo Luz ou Dionísio Cerqueira, onde estão implantados os outros dois Corredores da região,” destaca.

Outro benefício decorrente da implantação do Corredor em São Lourenço será o impulso no movimento econômico da região, já que o local deverá ser o caminho mais curto para atravessar o estado catarinense. “O destino das cargas que derivam do Corredor local, teriam como destino o Corredor localizado na cidade de Nonoai, divisa com o estado do Rio Grande do Sul”, salienta Kasper.

Concretização 

Para a implantação do Corredor em São Lourenço, é necessário que a Cidasc (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e a Secretaria de Estado da Agricultura, emitam parecer favorável para após, o Ministério da Agricultura realizar os trâmites necessários.

É importante ressaltar também que o processo para criação do Corredor Sanitário pode ser demorado, uma vez que sua implantação não depende apenas da necessidade da região, mas também de condições mínimas de infraestrutura. Há necessidade de espaço físico adequado onde os caminhões devem ficar estacionados aguardando a inspeção e liberação das cargas. Além disso, será necessária uma readequação da rodovia SC-468 para poder suportar o fluxo intenso de caminhões que passariam a utilizá-la diariamente.

Atualmente a barreira sanitária de São Lourenço está localizada em um imóvel pertencente à “Claspar” - Empresa de Classificação do Paraná, (Órgão equivalente à Cidasc). Existe um acordo entre às Secretárias de Agricultura dos dois estados para uso do local.

Publicada em 22/04/2010

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia

Urbanismo Inovador em pauta: palestra reúne profissionais do setor imobiliário em SLO

Profissionais do setor imobiliário e da construção civil participaram, na noite desta quarta-feira (27), da palestra “Na prática: Urbanismo Inovador”, promovida pelo Núcleo de Imobiliárias e ...

Acessar notícia
Whatsapp