FACISC lança cartilha de reivindicações aos candidatos

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Documento faz parte do Projeto Voz Única e contém um raio-x do Estado na ótica empresarial

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lança amanhã, terça-feira, 31/8, uma cartilha de reivindicações das 145 associações empresariais que compõem o Sistema em Santa Catarina. O lançamento acontece junto com a apresentação das prioridades da campanha Voto regional: a força do Sul nas urnas na Acit (Associação Empresarial de Tubarão), às 14h30, onde entidades e imprensa do Sul e candidatos domiciliados na região estarão reunidos.

As duas iniciativas, tanto a da FACISC como a campanha do Sul de Santa Catarina, estão focadas na valorização do voto, na aproximação entre as classes empresarial e política e no fortalecimento da representatividade pelo desenvolvimento. A cartilha, que será lançada em eventos por todo o estado, será apresentada em primeira mão no evento de amanhã, junto com os pleitos elencados pela campanha pelo voto regional no Sul.

A cartilha faz parte do Projeto Voz Única, que como o próprio nome diz unifica a voz do empresariado em torno das mesmas questões e das mesmas bandeiras e, com isso, mostra as necessidades do Estado na ótica empresarial. “As iniciativas configuradas baseiam-se nos anseios e necessidades reveladas pela realidade de uma região,
estado e de um país que experimenta considerável crescimento harmônico, sustentável e acompanhando os novos tempos”, ressalta o presidente da Facisc, Alaor Francisco Tissot.

O lançamento acontece na sede da Associação Empresarial de Tubarão com a presença do presidente da FACISC, Alaor Tissot, do vice-presidente Regional Sul da FACISC e presidente da ACIT, Eduardo Silvério Nunes, presidentes das associações empresariais da Regional Sul, autoridades, candidatos às eleições da região, e lideranças empresariais da região.

Tissot explica que a entidade é a maior federação do Estado em capilaridade. "Estamos em 145 cidades,aglutinamos quase 25 mil empresas e em torno de 60 mil empresários. Isto faz com que tenhamos um leque farto de informações, pois o empresário que mora e desenvolve seu empreendimento em Tubarão, por exemplo, é quem sabe das necessidades da sua região".

Para Eduardo Silvério Nunes, "além de dar continuidade à campanha pelo voto regional, lançada oficialmente no dia 24 de agosto em eventos simultâneos na Acit, Acic e Aciva, esta reunião é importante por possibilitar que o Sul seja a primeira região do estado a lançar a cartilha Voz Única, o que consideramos bastante significativo. Teremos a oportunidade de mostrar à classe política que estamos cada vez mais unidos e, por isso, fortalecidos em nossos pleitos”, declara.

Para a vice-presidente de Marketing da Facisc, Christiane Hufenussler, a ideia foi levantar os entraves ao desenvolvimento econômico de todo o Estado. Esses dados foram compilados em uma única cartilha. "A intenção é que a cartilha se torne um documento de consulta aos governantes eleitos. Queremos mostrar o que o Estado precisa para continuar crescendo".

Agências de Desenvolvimento Local
Um dos objetivos do Voz Única é reforçar que as associações empresariais são agências de desenvolvimento local. "As associações podem e devem conduzir ações que resultem no desenvolvimento econômico. Muito do que já fazemos hoje nas 145 associações fazem parte do conceito de agência, e precisamos consolidar isto", explica Tissot.

Metodologia
O programa foi realizado em três fases. Na primeira a Facisc deu subsídios para que as associações pudessem fazer campanhas pelo voto consciente, como foi o caso da Campanha Voto Regional: A Força do Sul nas Urnas. "Nossa intenção foi que cada se mobilizasse para ter seus próprios candidatos os representando na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados", explica Tissot.

A segunda fase contou com a elaboração da cartilha. As associações passaram as principais necessidades da sua região. "A cartilha é o passo mais importante, pois se consolidou como um raio-x do Estado", explica.

O material também vai contar com um questionário respondido pelos candidatos à Presidência da República, ao Senado e Governo Estadual, que será feito em um segundo volume. "A intenção é que essas respostas sejam traduzidas como o compromisso dos candidatos com a classe empresarial”, explica Tissot.

A terceira fase acontecerá após a posse dos eleitos. A Facisc vai cobrar desses candidatos o comprometimento que ficou registrado na cartilha através de encontros presenciais.

Publicada em 31/08/2010

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