FACISC lança cartilha de reivindicações aos candidatos

Capa notícia FACISC lança cartilha de reivindicações aos candidatos

Documento faz parte do Projeto Voz Única e contém um raio-x do Estado na ótica empresarial

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lança amanhã, terça-feira, 31/8, uma cartilha de reivindicações das 145 associações empresariais que compõem o Sistema em Santa Catarina. O lançamento acontece junto com a apresentação das prioridades da campanha Voto regional: a força do Sul nas urnas na Acit (Associação Empresarial de Tubarão), às 14h30, onde entidades e imprensa do Sul e candidatos domiciliados na região estarão reunidos.

As duas iniciativas, tanto a da FACISC como a campanha do Sul de Santa Catarina, estão focadas na valorização do voto, na aproximação entre as classes empresarial e política e no fortalecimento da representatividade pelo desenvolvimento. A cartilha, que será lançada em eventos por todo o estado, será apresentada em primeira mão no evento de amanhã, junto com os pleitos elencados pela campanha pelo voto regional no Sul.

A cartilha faz parte do Projeto Voz Única, que como o próprio nome diz unifica a voz do empresariado em torno das mesmas questões e das mesmas bandeiras e, com isso, mostra as necessidades do Estado na ótica empresarial. “As iniciativas configuradas baseiam-se nos anseios e necessidades reveladas pela realidade de uma região,
estado e de um país que experimenta considerável crescimento harmônico, sustentável e acompanhando os novos tempos”, ressalta o presidente da Facisc, Alaor Francisco Tissot.

O lançamento acontece na sede da Associação Empresarial de Tubarão com a presença do presidente da FACISC, Alaor Tissot, do vice-presidente Regional Sul da FACISC e presidente da ACIT, Eduardo Silvério Nunes, presidentes das associações empresariais da Regional Sul, autoridades, candidatos às eleições da região, e lideranças empresariais da região.

Tissot explica que a entidade é a maior federação do Estado em capilaridade. "Estamos em 145 cidades,aglutinamos quase 25 mil empresas e em torno de 60 mil empresários. Isto faz com que tenhamos um leque farto de informações, pois o empresário que mora e desenvolve seu empreendimento em Tubarão, por exemplo, é quem sabe das necessidades da sua região".

Para Eduardo Silvério Nunes, "além de dar continuidade à campanha pelo voto regional, lançada oficialmente no dia 24 de agosto em eventos simultâneos na Acit, Acic e Aciva, esta reunião é importante por possibilitar que o Sul seja a primeira região do estado a lançar a cartilha Voz Única, o que consideramos bastante significativo. Teremos a oportunidade de mostrar à classe política que estamos cada vez mais unidos e, por isso, fortalecidos em nossos pleitos”, declara.

Para a vice-presidente de Marketing da Facisc, Christiane Hufenussler, a ideia foi levantar os entraves ao desenvolvimento econômico de todo o Estado. Esses dados foram compilados em uma única cartilha. "A intenção é que a cartilha se torne um documento de consulta aos governantes eleitos. Queremos mostrar o que o Estado precisa para continuar crescendo".

Agências de Desenvolvimento Local
Um dos objetivos do Voz Única é reforçar que as associações empresariais são agências de desenvolvimento local. "As associações podem e devem conduzir ações que resultem no desenvolvimento econômico. Muito do que já fazemos hoje nas 145 associações fazem parte do conceito de agência, e precisamos consolidar isto", explica Tissot.

Metodologia
O programa foi realizado em três fases. Na primeira a Facisc deu subsídios para que as associações pudessem fazer campanhas pelo voto consciente, como foi o caso da Campanha Voto Regional: A Força do Sul nas Urnas. "Nossa intenção foi que cada se mobilizasse para ter seus próprios candidatos os representando na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados", explica Tissot.

A segunda fase contou com a elaboração da cartilha. As associações passaram as principais necessidades da sua região. "A cartilha é o passo mais importante, pois se consolidou como um raio-x do Estado", explica.

O material também vai contar com um questionário respondido pelos candidatos à Presidência da República, ao Senado e Governo Estadual, que será feito em um segundo volume. "A intenção é que essas respostas sejam traduzidas como o compromisso dos candidatos com a classe empresarial”, explica Tissot.

A terceira fase acontecerá após a posse dos eleitos. A Facisc vai cobrar desses candidatos o comprometimento que ficou registrado na cartilha através de encontros presenciais.

Publicada em 31/08/2010

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Sindicato Simec realiza encontro com empresários do setor eletrometalmecânico em São Lourenço do Oes

Empresários do setor eletrometalmecânico da região participaram, na noite desta quinta-feira, de um encontro promovido pelo Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Mate ...

Acessar notícia

Obras da SC-305 entre SLO e Campo Erê avançam, mas conclusão dentro do prazo é incerta

A pavimentação da SC-305, no trecho que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, segue em andamento e já apresenta melhorias para os usuários da via. Nesta semana, representantes da Associação ...

Acessar notícia

São Lourenço do Oeste supera médias estadual e nacional na geração de empregos formais no 1º semestr

São Lourenço do Oeste encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de 446 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O vol ...

Acessar notícia
Whatsapp