Reforma de gastos públicos pode diminuir carga tributária

Notícia não possui imagem

A redução da carga tributária em 2009 é fruto do desaquecimento econômico observado no ano passado


Brasília - A redução da carga tributária em 2009 é mais fruto do desaquecimento econômico observado no ano passado do que da diminuição de impostos, avalia o economista Felipe Salto, da Tendências Consultoria.

Segundo ele, somente uma reforma tributária acompanhada da redução dos gastos públicos seria eficaz para diminuir o peso dos impostos na economia.

De acordo com números divulgados na última quinta-feira (2) pela Receita Federal, a carga tributária em 2009 correspondeu a 33,58% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma do que o país produz. Houve queda de 0,83 ponto percentual em relação a 2008, quando a carga havia sido de 34,41%.

Para Felipe Salto, em 2010 a carga tributária deverá voltar aos níveis próximos de 2008. Ele não descarta a possibilidade de o indicador chegar a 35% do PIB. Isso porque, em anos de crescimento, a arrecadação de impostos costuma aumentar mais intensamente que a atividade econômica. "Para cada 1% de aumento na economia, a arrecadação aumenta de 1,3% a 1,5%", explica.

Na opinião do economista, o Brasil enfrenta uma limitação à redução da carga: os gastos públicos elevados. "Atualmente, o governo precisa de receitas para financiar as despesas que não param de subir. Somente uma mudança estrutural nos gastos públicos, aliada a uma reforma tributária, conseguiria diminuir o peso dos impostos", afirma.

Felipe Salto ressaltou que apesar de a carga tributária brasileira ser menor que a de diversos países europeus, o retorno de serviços públicos para a população é ineficaz. "Temos uma carga elevada para um serviço de baixíssima qualidade".

Publicada em 03/09/2010

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Josiane Amadori Boito assume presidência da Acislo em solenidade que reuniu lideranças regionais

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) oficializou, na noite da última sexta-feira (28), a posse da nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2025/2027. A ...

Acessar notícia

Profissionais contábeis da Acislo discutem impactos da Reforma Tributária em evento exclusivo do Núc

Num encontro reservado, na noite desta quinta-feira (27), os integrantes do Núcleo de Profissionais Contábeis da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) discutiram a ...

Acessar notícia

NOTA PÚBLICA — ACISLO

São Lourenço do Oeste, 25 de novembro de 2025.A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) vem, por meio desta nota, manifestar-se publicamente ao Legislativo Municipal, ...

Acessar notícia
Whatsapp